05/06/2012

Livros.


Não costumo fazer recomendações de livros porque acho que as pessoas têm gostos diferentes. Mais resolvi fazer um “top-10” de livros que acho que o ser humano não deve morrer sem ao menos ler antes.

1 -
A Menina Que Roubava Livros. Markus Suzak.

Durante tempos vinha ouvindo falar sobre “A menina que roubava livros”. Depois que comecei a ler vi que se tratava não só de um livro mais sim de um livro especial.  Apaixonei-me pela triste história de Liesel e por toda época Hitlerista. Impossível ler e não procurar saber mais sobre Adolf Ritler.

2 -
O Morro Dos Ventos Uivantes. Emily Bronte.

Não tem como não se imaginar na mesma situação que Cathy e Heathcliff. O livro reúne suspense, terror, ódio e amor, mais muito amor. Um dos maiores e melhores romances que já me interessei por ler.


3 - 
O Diário De Anne Frank.

Esse foi um dos livros que mais me fez bem e mal ao mesmo tempo. Anne tem muito de mim, e eu dela. Cheia de conflitos, anseios, inquietações  e dúvidas. Ela foi inteligente, sensível e curiosa. Apesar de tudo, Anne viveu toda a emoção que uma adolescente poderia viver. Com Anne, sofri. Com Anne eu experimentei a famosa “a dor do outro”. Demorei a terminar de ler porque sofria junto com Anne. Não dava pra ler o seu diário por muito tempo, e senti o dever de acompanhar essa história sem abandoná-la. Uma das histórias mais... Emocionante que um ser humano foi capaz de conseguir colocar no papel. Impossível uma pessoa nunca ter ouvido falar em Anne Frank.

Morangos Mofados. Caio F. Abreu.

Se não me engano “Morangos Mofados” foi o quarto livro que Caio escreveu, impossível ler e não notar a fineza de estilo, a agudeza e a percepção de Caio. Caio conseguiu passar a mensagem que ele queria nesse livro. Mostrou-me quais são os maiores sentimentos e sentidos que um ser humano poderia viver. O livro mostra como o homem pode ser decadente e, mesmo assim, soberbo. 

5° Dom Quixote De La Mancha

Creio que não há alguém que nunca ouviu falar na história de Dom Quixote. A principio é bem chatinha de ler por ser muito longa. Li uma versão menor que a original, óbvio. A história de um  velho que lia livros o tempo todo sobre cavalaria, que falava de heróis e que resolveu de um dia pro outro sair pelo mundo matando vilões e honrando suas amadas. Leu tanto que isso se tornou uma obsessão. Depois dos primeiros capítulos a história vai ganhando sentido e foi conquistando-me e fazendo com que tivesse vontade de ler até o final. Pobre Dom Quixote, era louco. Felizes são os loucos. Dom Quixote e seu Rocinante.

Pollyanna.  Eleanor H. 
Não tem como não se comover com a história de Pollyanna. Uma menina órfã de pai e mãe, que vive várias dificuldades mas aprende com o pai, um homem que é sábio o “jogo do contente” que fortalece no dia-a-dia da menina. Pollyanna transmite alegria para todos menos para sua tia Paulina que não suportava ver a sobrinha alegre. Li Pollyanna em uma fase ruim da minha vida, foi o meu primeiro livro de auto-ajuda.

A Invenção De Hugo Cabret. Brian Selznick.
Comecei a ler com esse livro encantador. Hugo é um menino maravilhoso que vivia por um amor: Relógios. Prefiro não comentar sobre essa obra, prefiro que leiam.

 8°
Nas Margens Do Rio Piedra  Eu Sentei E Chorei. Paulo Coelho.

Ah, maravilhoso Paulo. Com esse livro aprendi várias lições, ou melhor, re-aprendi. Lições das quais foram clichês, porém verdadeiras. Quando se trata de sentimentos, temos que dar o braço á torcer sim.

O Aleph. Paulo Coelho.

Um livro que fala de vidas passadas. Nunca me interessei muito por o que há de trás de nossa existência, do nosso passado. Foi o primeiro e único livro que eu me lembre que gostei e não achei que é um ‘besteirou’ brasileiro.   "Quando tinha 22 anos, comecei a me dedicar ao aprendizado da magia. Passei por diversos caminhos, andei à beira do abismo, escorreguei e caí, desisti e voltei. Imaginava que, quando chegasse aos 59 anos, estaria perto do paraíso e da tranquilidade absoluta que penso ver nos sorrisos dos monges budistas. Mas a busca da paz tem seu preço, e me pergunto: até onde estou disposto a chegar?" - Paulo Coelho O Aleph 

10°
O Mundo De Sofia. Jostein Gaarder.

Não vou falar que foi uma das histórias mais espetaculares que eu já li e ouvi falar. O Mundo De Sofia é a primeira e melhor história que eu já li na minha vida. Demorei anos para ler esse livro, sem pressa, pois nunca tinha coragem de se quer pensar em acabá-lo. Ganhei o livro do meu avô quando comecei a me interessar por leitura. Sofia é uma menina que recebe bilhetes anônimos com perguntas integrantes sobre sua existência.  Um professor de filosofia se apresenta a ela por cartas. Um livro ótimo sobre filosofia e muito mais. História incrível do Major e da Sofia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário